quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Outras coisas!

Oiê, colegos!!
Trouxe mais uma leva de textos e coisa e tal.
Outras coisas (arquivo zipado!)

1. Piadas pra completar - relacionar as colunas com começo e fim das piadas e depois pedir que expliquem a graça delas.

2. Duas dúzias de coisinhas..... - Entregar uma folha p cada um, ler em voz alta, pedir que cada um da turma leia um versinho,  fazer com que percebam as rimas e as "coisinhas' que o autor escolheu. Em duplas ou trios, fazer uma lista das coisinhas de que gostam. Tentar transformar essa lista em poema.

3. Mãquina registradora - Serve para mostrar como a nossa leitura é influenciada por aquilo que somos e sabemos. Distribuir uma folhinha p cada aluno e pedir que, sem se comunicar com o colega, assinale as opções. Depois, em grupos de 5 ou 6, trocar ideias com os colegas, observando o que cada um marcou. Trocar os grupos, para que comparem suas respostas com outros colegas. 
Por fim, ler e comentar cada afirmativa, observando como somos preconceituosos e julgamos as pessoas!
Respostas: 3 - F     4 e 6 - V    Todas as outras - D

4. Obituário - Serve para confrontar alguns valores tão em "desuso". Distribuir aleatoriamente entre grupos de 3 alunos e pedir qu deem exemplos de acontecimentos e situações em que tais valores tenham sido (des)respeitados. CRiar outros obituários, com outros valores.

5. Jogo da resposta letrada - Essas perguntas foram criadas pela minha turma de 2010. Faça uma pergunta a um aluno e diga uma letra do alfabeto. A resposta do aluno deverá começar com esta letra!!  Ou então, distribua uma lista pra cada grupo de 3 alunos e sorteie uma letra, para que respondam. Ou dê uma letra diferente para cada grupo, sei lá. E peça que aturma crie as próprias perguntas também!!

6. Fábulas - Nossa, isso aqui dá pra fazer muitas coisas...  Relacionar fábulas a provérbios, de preferência tendo trabalhado os  provérbios antes.  Ou cortar as fábulas ao meio, espalhar as partes por entre os grupos, pedir que cada grupo leia um início para que tentem descobrir a continuação. Ou pedir que criem  ou contem uma situação a que a fábula/provérbio se apliquem.

7. Os 3 últimos textos são para reflexão profunda, para levantar a autoestima, a vontade de crescer, de ir à luta, de conquistar o próprio espaço na sociedade etc.

Bjs, 
Else

Quadro de Aniversariantes

Combinei com os alunos que no final de cada mês faremos uma festinha para os aniversariantes e para a socialização faremos um quadro com os aniversariantes sendo que o nome de cada aluno será escrito, com sua data de nascimento numa pipa (semelhante ao simbolo do Projeto e colado no quadro < calendário > em seu mês de aniversário.
Luiz Carlos Rodrigues

Planejamento para o Período de Integração

Os Planejamentos para o período de integração feitos pelos professores da 4ª e  5ª CRE (sala 503) e pelos professores da 2ª e 3ª CRE, assim como duas coletâneas de dinâmicas(arquivos zipados) e outros encontram-se no arquivo virtual do Google Docs. Para acessá-los basta clicar nos atalhos:
Planejamento 4ª e 5ª CRE
Planejamento 2ª e 3ª CRE

Dinâmicas:
Arquivo 1   Arquivo 2
Arquivo 3 (não está zipado!)

Planilha
Resultados da avaliação diagnóstica Língua Portuguesa   Matemática
 
Atividades
45 tirinhas do Menino Maluquinho (arquivo zipado)
Apostila O uso do Tangram nas aulas de Matemática
Caça palavras Sentimentos Autonomia Carioca
Imagens de expressões faciais   homem   mulher
Textos para o período de integração
Memorial on line: Blog do Prof. Marcelo Freire (Acelera 2) Nesse blog ele relata as atividades que realiza com os alunos e as reações da turma.
Músicas:
Mais uma vez (RenatoRusso).mp3   Letra               
Bem vindo (Welcome) O Irmão Urso.mp3   Letra
Diariamente (Nando Reis).mp3   Letra
Dias Melhores (Jota Quest).mp3   Letra
Epitáfio (Titãs).mp3   Letra
Poemas:
Adélia Prado, Alice Ruiz, Almeida Garret, Antero de Quental, Cacaso, Augusto de Campos, Augusto dos Anjos, Bartolomeu Campos, Bruna Lombardi, Carlos Drummond, Carlos Queirós, Casimiro de Abreu, Cassiano Ricardo, Cecília Meireles, Chico Buarque  (Arquivo zipado!)
Produção de Texto: Propostas utilizando a leitura de imagens
Slides: A Lição da Borboleta
Textos:
Ninguém pode estragar o seu dia
Os dois lobos

Atenção! Os Vídeos estão no Canal Autonomia 4ªCRE no You Tube

Pausa Protocolada

Colegos, pra quem nunca viu, Pausa Protocolada é uma estratégia de apresentação de textos muito divertida!!!

Primeiro escrevemos no quadro o título e pedimos que os alunos suponham o que vai rolar na história.

A gente esquarteja o texto em alguns parágrafos e vai distribuindo pros alunos, de um em um, pra que eles colem no caderno, leiam e comecem a deduzir/sugerir o que vai acontecer depois!!!! KKKK, a aula vira uma bagunça, dá um trabalho danado, mas é muuuuuito legal ver a disposição deles pra descobrir o que virá!!!

A gente pode ir fazendo perguntas pra cutucar os alunos, escrever as ideias deles num cantinho do quadro ou pedir que anotem no caderno o que imaginam, ou simplesmente deixar que eles conduzam, que deem o ritmo, oralmente mesmo, e apenas vamos entregando os pedacinhos do texto para que leiam, discutam e colem.

Quem tiver outros textos que se prestem a esta atividade, manda pra nós?? Enviei todos que eu tenho e gostaria de mais!!!!
Bjins,
--
Else Emrich

Textos para Pausa Protocolada (Arquivo zipado!)

Projeto aceleração


View more presentations from virginiarj.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

“ Posso saber pedagogia, biologia como astronomia, posso cuidar da terra como posso navegar. Sou gente. Sei que ignoro e sei que sei. Por isso, tanto posso saber o que ainda não sei como posso saber melhor o que já sei. E saberei tão melhor e mais autenticamente quanto mais eficazmente construa minha autonomia em respeito à dos outros.”
Paulo Freire